Como manter em bom estado o secador de cabelo?

Como manter em bom estado o secador de cabelo?
3 anos atrás

O secador de cabelo tornou-se uma ferramenta indispensável tanto nos salões de beleza como nas residências. E embora um secador profissional seja projetado para suportar o uso constante, é necessário que você estabeleça um ritual de limpeza ou manutenção que ajude a prolongar sua vida útil, bem como mantê-lo em perfeito estado para que todas as suas funções se desenvolvam normalmente.

Além disso, ao garantir que todas as suas ferramentas de styling se mantenham limpas, você pode ter certeza que poderá usá-las sem afetar negativamente a saúde e a limpeza do cabelo.

Quais seções você deve limpar e como fazer?

Antes de tudo é bom frisar que antes de enviar seu secador para a assistência, o identifique com placas de identificação para evitar possíveis perdas.

Se você é um profissional de beleza e usa o secador regularmente, o ideal seria que você realizasse seu ritual de limpeza pelo menos uma vez ao dia. Seja ao terminar o trabalho ou ao início do dia, aproveitando assim aqueles espaços em que ainda não existe um fluxo constante de trabalho.

Um dos componentes mais importantes e que você deve limpar toda vez que perceber que algum tipo de sujeira o está obstruindo, é o filtro do secador, já que é responsável por reter os resíduos que estão no ar, evitando que o pó entre gerando algum dano. Este filtro está localizado na parte traseira do secador e você pode acessá-lo simplesmente removendo a grade traseira com um leve movimento de torção, caso seu secador venha com esse tipo de sistema. Para limpar o filtro deve fazê-lo seco e pode servir-se de uma pequena escova que permita retirar todo o pó acumulado.

Depois, você deve limpar a grade traseira. Nesse caso, o ideal é colocá-lo diretamente sob a água, de preferência fria ou morna, para que tire o máximo de sujeira possível. Depois de limpá-lo, certifique-se de que esteja completamente seco com a ajuda de um pano que não solte fiapos.

Depois de limpar toda a seção traseira do secador de cabelo, é importante desobstruir a abertura de saída de ar frontal. Para isso, você pode usar um pano úmido simples que não deixe nenhum vestígio. Depois de remover toda a poeira, certifique-se de limpar com outro pano que remova toda a umidade.

Por fim, com o mesmo pano úmido que utilizou para a parte frontal, deve-se limpar todas as peças que se adaptam ao secador, bem como o corpo externo junto do cabo de conexão. Lembre-se que para limpar todas as áreas só pode fazê-lo com água e que, se utilizar um líquido de limpeza especial, deve certificar-se de que não é corrosivo e não contém ingredientes agressivos como o álcool.

Dicas para o uso correto do secador de cabelo

Conexões elétricas

Esta é uma das dicas mais importantes não só para manter o bom estado dos eletrodomésticos, mas também para evitar acidentes que prejudiquem as pessoas que as utilizam. Qualquer produto elétrico deve estar sempre conectado a uma tomada em bom estado, evitando o uso de extensões, pois se não forem suficientemente grossas podem queimar e causar curto-circuito na entrada da secadora. Esta recomendação deve ser levada em consideração principalmente ao trabalhar com secadores Parlux, que devido à sua potência requerem uma boa fonte de energia para um ótimo desempenho.

Mantenha a distância adequada

Um dos erros mais comuns que vemos tanto em residências quanto em salões de beleza é não manter uma distância adequada entre o secador e os cabelos, muitas vezes obstruindo o fluxo adequado de ar. O ideal é manter uma distância de 20 cm entre o bico e o cabelo ou escova para evitar queimar qualquer um dos dois. Porém, se você se cansar dos braços, deve manter uma distância não inferior a 5 cm e fazer uso obrigatório de um Termoprotetor Capilar para ajudar a proteger os cabelos do calor.

Faça uso adequado dos acessórios

Embora pareça incrível de acreditar, existem usuários que escovam ou secam sem o bico ou difusor correspondente para essa finalidade, expondo os cabelos a um fluxo direto de ar quente, além de deixar visíveis partes metálicas ou elétricas que pode causar mais danos ao cabelo e ao eletrodoméstico.

Consumo de energia do secador de cabelo

De facto, a maioria das pessoas tem receio de usar este aparelho. No geral, é normal pois devido à potência exercida para desempenhar suas funções, o consumo de energia pode ser elevado e a conta da energia pode subir

Mas é claro que no inverno é praticamente impossível não usá-lo. Gastar muito na conta de luz é ruim, mas ficar doente é pior. Como podemos ligá-lo sem medo de aumentar nosso consumo mensal?

Para fazer isso, é melhor tentar drenar a água do cabelo o máximo possível antes de ligá-lo. Você simplesmente tem que usar a técnica das duas toalhas.

Primeiro, use uma quando sair do chuveiro, o que secará a maior parte da água do seu cabelo. Então, quando já não houver gotas caindo no seu cabelo, pegue uma segunda toalha com a mão e enrole mecha por mecha desde a raiz. Assim absorverá o máximo possível e o tempo de uso do secador será muito menor! Você pode poupar na conta de luz e evitar danos no seu cabelo.