Guia completo de como limpar prancha de cabelo

Guia completo de como limpar prancha de cabelo
3 meses atrás

É difícil encontrar quem não tenha uma chapinha em casa, não é mesmo? Afinal, com esse equipamento dá pra sair sempre com o cabelo arrumado, mas assim como qualquer outro equipamento, é necessário saber como limpar a prancha de cabelo, pois a medida ainda é simples é capaz de aumentar a durabilidade da chapinha e fazer com que ela cumpra sua função.

Querer saber então como limpar prancha de cabelo sem gastar muito para a ação e fazer com que seu equipamento cumpra com a missão que é deixar os fios sempre bem arrumados. Ficou interessado(a). Confira abaixo as dicas que vão te ajudar no processo.

Como limpar prancha de cabelo: fazendo uma limpeza geral

Assim como isqueiros e produtos de micropigmentação, quem trabalha neste ramo e está precisando saber como limpar chapinha, deve primeiramente colocar o equipamento na tomada e deixá-la aquecer na temperatura mais baixa, por dois minutos. 

Essa medida é importante, porque o calor tem o poder de fazer com que todo o acúmulo de óleos e produtos capilares desgrudam tirando assim aquela aparência de sujeira.

Depois que a prancha esquentou, é fundamental tirar da tomada e deixar que ela esfrie por cinco minutos. É fundamental fazer com que esse esfriamento seja feito em cima de uma toalha de rosto ou de uma outra superfície que seja capaz de resistir ao calor.

Ela não deve em hipótese alguma ser deixada sobre a pia ou sobre a bancada, porque ao invés de saber conseguir limpar o equipamento, ela poderá queimar esses locais.

Limpe a chapinha com um pano úmido ou uma toalha de papel

Após a chapinha ter esquentado e dar início ao resfriamento, para continuar com o processo de como limpar prancha de cabelo é hora de contar com uma toalha de papel ou um pano úmido.

Antes de começar a limpeza, verifique se dá pra suportar a temperatura, evitando se queimar.

Se a temperatura estiver agradável para continuar, umedeça o papel toalha ou o pano e passe em todas as superfícies que o equipamento tem. 

Utilize um produto de limpeza comercial

Quem quer saber como limpar prancha de cabelo pela primeira vez, deve lembrar de usar produtos de limpeza comercial que são comercializados em lojas que vendem produtos de limpeza.

Essa aquisição é importante, porque tais produtos são próprios para o desenvolvimento desse tipo de ação.

Agora, se a chapinha já foi usada diversas vezes e nunca foi limpa, a pessoa deve fazer todo o passo a passo mencionado anteriormente e finalizar o processo com o produto comercial, pois assim a limpeza atingirá o seu objetivo.

Remova manchas de sujeiras impregnadas

Agora, é hora de recorrer ao uso de algodão e álcool, pois essa combinação possibilita que a limpeza seja feita de forma completa. Para os cantos, a dica é usar um cotonete.

Faça uma pasta com bicarbonato de sódio e água oxigenada

Após fazer a higienização do equipamento com algodão e álcool, é hora de usar uma pasta com a mistura de água oxigenada e bicarbonato de sódio. 

A composição da pasta vai contar com ¼ de xícara de bicarbonato de sódio e água oxigenada até a pasta ser formada. Pronta, conte com a ajuda dos dedos para fazer a aplicação, até que todo o acúmulo de produtos capilares seja removido.

Esfregue a chapinha com uma escova ou uma esponja de melamina

Vencida a etapa anterior, sobre como limpar a placa de chapinha, agora deve contar com o auxílio de uma escova de dente ou de uma esponja de melamina. Esse item de limpeza é importante, porque vai auxiliar na retirada das manchas mais difíceis que costumam ficar na placa e no plástico.

A esponja de melamina facilita a remoção das manchas, porque ela é fabricada com formaldeído, melamina, bissulfito de sódio e água.

Aplique um creme relaxante no aparelho

Para finalizar o processo de como limpar chapinha, é necessário aplicar um creme relaxante. Sim, a prancha precisa receber um creme relaxante. Esse tipo de produto é o mesmo que as pessoas com cabelo crespo usam para tratar o cabelo.

A aplicação deve ser feita com o aparelho desligado de forma uniforme. Depois, ligue a chapinha e mantenha na tomada por até 15 minutos. Passado o período, desligue, espere que ela esfrie por completo e finalize retirando todo o creme com um pano úmido.

Dicas de como limpar prancha de cabelo

Se a chapinha começar a dar problemas mesmo com a manutenção realizada, o indicado é promover a troca das peças para prancha de cabelo ao invés de comprar uma nova, pois essa medida é muito mais viável financeiramente.

Como limpar prancha de cabelo: peças genuínas para chapinha 

Todo ramo de auto-estima , seja beleza, clínicas de cirurgias plásticas, moda e salões de beleza, precisam de materiais e ferrametantas que auxiliam o profissional.

Mas, se o que você deseja é a troca das peças de motores ou dos componentes da máquinas de corte, o melhor é contar com uma empresa que é reconhecida no mercado com o fornecimento de peças para chapinha, secadores e que ainda presta toda a assistência técnica necessária.