Como consertar secador de cabelo? Aprenda aqui!

Como consertar secador de cabelo? Aprenda aqui!
2 meses atrás

Você é do tipo que não fica sem secador de cabelo? Sim? Mas, o que fazer se o aparelho quebrou? Aprender como consertar secador de cabelo, não é mesmo?

Nesse post vamos te ensinar a consertar secador de cabelos de acordo com as principais peças que podem apresentar defeitos. Confira nos tópicos abaixo como trocar a ventoinha, as chaves, o motor e a resistência!

Como consertar a ventoinha do secador de cabelos

Consertar o secador de cabelo muitas vezes passa pela substituição da ventoinha. A hélice pode parar de funcionar devido a presença de cabelo, pelos e outros itens que podem causar o travamento da mesma. 

Para resolver o problema, basta recorrer a uma escova de dentes com cerdas macias para promover a limpeza da peça. Agora, caso a hélice tenha quebrado, é preciso comprar uma nova para substituir e fazer o conserto do secador.

Como consertar as chaves do secador de cabelos

As chaves do secador de cabelos são as responsáveis por colocar o aparelho em funcionamento, controlar a velocidade de operação e de aquecimento, porque elas controlam a força da corrente que chega na ventoinha ou nos demais elementos.

Para promover o conserto da chave de secador de cabelo, o aparelho precisa estar longe da tomada. De forma cuidadosa, a tampa deve ser desparafusada e removida.

É no cabo ou no corpo principal que a chave estará. Ao identificar a peça, tire-a e desligue. Com a ajuda de um multímetro, é preciso verificar se a chave está funcionando. Caso não esteja, é preciso fazer a troca para consertar o secador de cabelos.

Como consertar o motor do secador de cabelos

Como consertar o secador de cabelo? Trocando o motor de secador, que é uma parte mais delicada, mas seu procedimento de substituição é bem simples!

Ele pode parar de funcionar em razão da umidade, queda ou outras situações. Para solucionar o problema e consertar o secador de cabelo com defeito no motor, basta tirar os parafusos e a tampa.

É preciso verificar a condição das palhetas. Elas podem ser consertadas ou substituídas. Com a ajuda do multímetro, é preciso verificar se a corrente de energia está chegando ao motor. Se isso não estiver acontecendo, o equipamento precisa de um motor novo.

Como consertar a resistência do secador de cabelos

A resistência do secador fica no ventilador de saída ou no bocal do aparelho. Ela nada mais é do que um fio contínuo que tem resistência alta que está em volta de uma estrutura isolante. Quando a corrente elétrica chega nela, ocorre o processo de aquecimento.

Antes dele sair pelo bocal, o ar é aquecido e passa pelo elemento. Em caso de suspeita de um mau funcionamento da resistência, é preciso tirar a tampa do secador e toda a proteção que está em volta dele.

Feito isso, é preciso encontrar os dois fios que chegam ao elemento. Observe se não há nenhum rompimento ou sujeira também na resistência elétrica quanto nos fios. Mais uma vez, será preciso usar o multímetro com o objetivo de saber se a energia está chegando. Se isso não acontecer, é hora de trocar a resistência elétrica.

Onde encontrar peças para consertar secador de cabelo?

Agora que você já sabe como consertar o secador de cabelo, é necessário saber onde encontrar as melhores peças para secador, a fim de ter novamente o seu equipamento funcionando, não é mesmo?

A STL Peças é uma fornecedora de peças para secadores de qualidade, além de outros produtos para manutenção de eletrodomésticos. Entre em contato conosco e faça um orçamento!